Agradecimento

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quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Titanic – A construção de uma lenda.


A White Star Line foi fundada em Liverpool em 1850 por John Pilkington e Henry Threlfall Wilson, e sua frota de inicial era de navios "charter” operando principalmente em negociações relacionadas com as minas de ouro da Austrália.

Em 1902 a International Mercantile Marine Co. (IMM), um fundo liderado  pelo EUA Transporte J, cujo seu maior acionista era J. Pierport Morgan comprou a White Star Linepor cerca de 25 milhões de dólares em ouro, passando a ser controlada principalmente pelos interesses americanos.
Os navios permaneceram sob a bandeira britânica e a tripulação foi também composta por mexicanos.
J. Bruce Ismay aos 41 anos de idade se torna presidente e diretor geral da International Mercantile Marine, com o apoio total de J. P. Morgan.
O presidente da Harland & Wolff, William J. Pirrie, presidente dos estaleiros Harland & Wolff também se torna uns dos diretores da International Mercantile Marine
 

Em 1907, numa festa
 em Londres na mansão do canadense William J. Pirrie,  J. Bruce Ismay propôs iniciar a construção dos  dois barcos de grande porte (mais tarde acrescentou mais um) super vapores da classe Olympic, com o propósito de competir com o luxo, tamanho e velocidade na viagem transatlântica e mais especificamente derrubar a Cunard Line na travessia do Atlântico. Naquele ano, a Cunard Line havia lançado os navios Mauritânia e Lusitânia.

Esses navios tinham 30.000 toneladas e um comprimento de 232 metros, a potência era de 70.000 hp’s e a velocidade superior a 26 nós.
Esses navios foram construídos com uma concessão do governo britânico de 2.500.000 libras  com a condição de que eles sempre seriam propriedade britânica e estariam disponíveis para o país em tempo de guerra. 
Os planos foram aprovados em Belfast, o dia  29 de julho de 1908 por J. Bruce Smay e outros diretores da White Star.
O nível geral de distribuição reflete a mais moderna arquitetura naval, incluindo a divisão do casco em uma série de compartimentos estanques.

Também foi projetado um espaço grande a ser ocupado pelas caldeiras e motores, e 4 chaminés, sendo 3 funcionais e a quarta falsa, sem estar ligada às caldeiras. Estava posicionada acima do hall da turbina e sua função era de aumentar o prestígio e a estética do 
barco.

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